"Na vida cristã, se você quiser permanecer em pé, você precisa viver de joelhos"
Saule Luiz Pinheiro Goedert

Introdução às cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor - Parte II

As cinco linguagens do amor - Parte III

As cinco linguagens do amor - Parte IV e V

Deus sempre está interessado na restauração do seu povo

Despedida do João Costa

Participação no Louvor no Congresso de Adolescentes na Congregação Vale da Bênção em Jonville - SC

Textos por Pb. Saule Luiz Pinheiro Goedert

13 de jul. de 2011

PASTOR LUIZ DONIZETI FLORENTINO - É DEUS QUEM MUDA A NOSSA NATUREZA

Neste último culto de Edificação Cristã, no dia 12 de julho de 2011, tivemos o privilégio de ouvir nosso Pastor, Luiz Donizeti Florentino, com uma mensagem maravilhosa, fundamentada no texto de Gênesis 28. 10-22 que diz: " 10 Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; 11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. 12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; 13 E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; 14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; 15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. 16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. 17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. 18 Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. 19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. 20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; 21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; 22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." Em seguida, veremos um breve resumo desta mensagem:

"Jacó, até o momento do vale de Jaboque, que se constituiu um divisor de águas na sua vida, ainda não tinha sido transformado. Seria chover no molhado se nós ficarmos nos detendo nos nomes de Jacó e seus significados. Muitas coisas estão associadas ao seu nome dos quais os irmãos já sabem. Nós não falaremos das questões negativas a respeito do seu nome e de sua vida, mas queremos enfatizar as mudanças que aconteceram com ele. Alguém pode dizer que Jacó está no centro da atenção apenas por causa da visão da escada. Nós não queremos ficar no periférico ou nas coisas superficiais. Deus, para mudar o coração do homem, muda o nome, transforma situações. Me encho de alegria e de coragem para dizer que Deus usará de meios para alcançar a transformação em nossa vida. Se for preciso Deus transferir a geografia de uma cidade para mudar a nossa natureza, ele o fará. E sabe exatamente como fazer. Por quê com Jacó foi necessário utilizar muitos meios para transforma-lo? Porque para ele mentir era uma coisa comum, bem como enganar e trapassear os outros. Tem pessoas que se acostumam a mentir e isso não afeta mais, então aqui Deus começa a usar coisas e meios para transformar a vida das pessoas. É Deus quem muda a nossa natureza.

'Jeremias, você está preocupado com a cor do etíope ou com as listras do leopardo? Pois saiba que eles continuaram assim como são na aparência, mas a natureza deles, sou Eu quem mudo' Aquele que é mentiroso, não será mais mentiroso. Aquele que era trapaceiro, não será mais trapaceiro. A Bíblia diz que um abismo puxa outro abismo, é como um erosão que acontece exatamente debaixo dos próprios pés daquele que ignora a orientação da palavra de Deus. Você quer ver uma coisa? O desejo de Jacó vai além daquilo que Deus lhe havia concedido. Ém Gênesis 25. 27 diz: ' 27 E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.' Assim ele vai construindo uma natureza errada. Engana hoje e não obtem as consequências imediatas e continua enganando amanhã. No capítulo 28, diz que Jacó está fugindo porque não tem mais espaço, nem relacionamento com as pessoas. Quando se perde a possibilidade de olhar nos olhos de alguém por causa da mentira é a hora de Deus transformar.

Veja a dimensão do engano de Jacó. Quando a pessoa carrega esta natureza, ela se especializa em técnicas e meios de enganar e mentir. Por isso, Deus coloca o dom de discernimento no meio da Igreja. Observe o que Jacó conseguiu disfarçar no capítulo 27. Hoje Deus não vai mudar a sua cor, mas ele pode mudar a sua natureza. O pai de Jacó era Isaque. Sempre que Deus se dirigia a alguém para lhe fazer uma promessa ou lembrar de algum mandamento, Ele fazia menção a genealogia de Abraão de Isaque e de Jacó. O capítulo 27. 1-4 de Gênesis diz: ' 1 Quando Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho! Ele lhe respondeu: Eis-me aqui! 2 Disse-lhe o pai: Eis que agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; 3 toma, pois, as tuas armas, a tua aljava e o teu arco; e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça; 4 e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe, antes que morra.' Por quê ele dizia isso para Esaú? Porque Esaú era o seu filho primogênito e perito caçador. Os versículo 8-10 dizem: ' 8 Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te ordeno: 9 Vai ao rebanho, e traze-me de lá das cabras dois bons cabritos; e eu farei um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; 10 e levá-lo-ás a teu pai, para que o coma, a fim de te abençoar antes da sua morte.' O versículo 20 diz: ' 20 Perguntou Isaque a seu filho: Como é que tão depressa a achaste, filho meu? Respondeu ele: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro.' Jacó teve um raciocínio rápido, ligeiro na construção do seu engano. Ele conseguiu disfarçar a caça. O versículo 27 diz: ' 27 E ele se aproximou e o beijou; e seu pai, sentindo-lhe o cheiro das vestes o abençoou, e disse: Eis que o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou.' Ele disfarçou também a roupa de seu irmão. Perceba a dimensão do engano de Jacó! No versículo 16 lemos: ' 16 com as peles dos cabritos cobriu-lhe as mãos e a lisura do pescoço;' Conseguiu disfarçar as mãos e a textura de sua pele. Em Gênesis 27. 22 diz: ' 22 chegou-se Jacó a Isaque, seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.' Conseguimos enganar muitas coisas, mas a voz é, e sempre será, a voz de Jacó, a sua voz. Estou me esforçando um pouco para que você entenda que você pode continuar com a mesma cor da pele e as mesmas características físicas, mas a sua natureza é somente Deus quem muda. A voz, Jacó não conseguiu disfarçar. Se você quiser conhecer as pessoas, deixe elas falarem, pois uma hora elas vão dizer quem elas são. A voz de Jacó era a voz de enganador, mentiroso e trapaceiro e é exatamente aqui que Deus quer intervir. As vezes, gostamos de coisas erradas e acabamos nos acostumando.

O que Deus precisou fazer? Onde houve o despertamento de Jacó? Interferiu no conforto, no sono, no aconchego. Deus coloca ele para dormir com um travesseiro de pedra. Você gostaria? Deus mexe no nosso conforto, na nossa tranquilidade porque Ele está interessado em mudar a nossa natureza. Observe que o processo de mudança não foi muito rápido e abrupto, mas paulatinamente Jacó foi mudando. Em Betel, daquele travesseiro de pedra, Jacó fez uma coluna, um memorial Ao Senhor. Jacó ainda não havia se encontrado com o anjo do Senhor no vale de Jaboque. Antes do vale o máximo que Jacó conseguiu fazer, foi um memorial, mas depois do vale, no mesmo lugar que ele havia levantado apenas uma coluna, ele construiu um altar ao Senhor. Altar fala de sacrifício, de adoração. Antes da mudança era apenas lembrança, depois passou a ser sacrifício.

Quando Deus mudou a natureza de Jacó? Veja a disposição de Deus em fazer isso. Jacó levou a sua família para o outro lado da margem, também os seus servos e todos os que estavam com ele. O problema não são os outros, mas sim a minha natureza! Quem precisa ser transformado não é a minha esposa nem os meus filhos, mas a minha própria natureza! A Bíblia diz que o sol saiu em Peniel (Face de Deus), o dia vai surgindo e o anjo ainda estava ali. Não era Jacó o maior interessado na mudança em sua vida. Era o anjo quem lutava com o Jacó e não Jacó quem lutava com o anjo. Você vai continuar com o mesmo rosto, com as mesmas características físicas, mas Deus vai começar a mudar a sua natureza."

Resumo Da Mensagem Pregada Pelo

Pastor Luiz Donizeti Florentino

Culto De Edificação Cristã

Congregação Do João Costa

Distrito XXIII

2 comentários:

  1. Deus tem uma forma singular de trabalhar na vida de cada pessoa,Jacó tinha uma grande promessa, mas tinha também uma grande propensão para o engano na sua vida cotidiana o que levou Deus a agir de uma forma sobrenatural em sua história .Cada um de nós tem promessas de Deus para cumprir em nossas vidas; mas para isso precisamos permitir que o nosso Deus possa trabalhar de uma forma ímpar em nossas vidas como fez com Jacó e o Seu nome venha ser exaltado através do nosso testemunho. amém

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz meu amigo Josias,

    Grande alegria recebe-lo em nosso blog. É sempre um prazer ter você por aqui, espero que possa estar contribuindo com seus comentários nas próximas postagens e nos dando a satisfação de acompanhar nosso trabalho.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Você Poderá Gostar Também de: