"Na vida cristã, se você quiser permanecer em pé, você precisa viver de joelhos"
Saule Luiz Pinheiro Goedert

Introdução às cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor - Parte II

As cinco linguagens do amor - Parte III

As cinco linguagens do amor - Parte IV e V

Deus sempre está interessado na restauração do seu povo

Despedida do João Costa

Participação no Louvor no Congresso de Adolescentes na Congregação Vale da Bênção em Jonville - SC

Textos por Pb. Saule Luiz Pinheiro Goedert

3 de jul. de 2011

PASTOR LUIZ DONIZETI FLORENTINO - DEUS NOS CONHECE E QUER NOS CURAR, POR DENTRO E POR FORA

Neste último sábado, dia 02 de julho de 2011, tivemos nosso culto de ceia distrital na congregação do João Costa. Participamos de um culto maravilhoso, onde pudemos ouvir nosso Pastor, Luiz Donizetti Florentino, com uma palavra que veio direto do trono de Deus ao nosso coração. Ao término da mensagem as pessoas se prostraram diante do altar, por causa do quebrantamento de coração que houve na igreja. Não me contive, fui um dos primeiros a me prostrar, mas quando me levantei passei a me sentir como um gigante.
Em seguida vamos acompanhar um breve resumo desta poderosa palavra, que teve como texto base o Livro de II Reis 5. 1-17 que diz: "1 E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. 2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. 5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. 6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. 7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. 8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. 15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 16 Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou. 17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR." Tenha uma boa leitura e esta mensagem toque profundamente a sua vida, assim como tocou a minha.

"Deus tem uma maneira muito especial de trabalhar com a nossa individualidade. Ele nos conhece por dentro e por fora, até mesmo aqueles detalhes e coisas em que sentirmos vergonha em saber que fazem parte de nós. Deus conhece tudo a seu respeito e todas as coisas estão absolutamente nuas aos olhos de Deus. Há coisas que queremos nos livrar que estão grudadas em nossa natureza carnal. Eu creio que nesta noite, nesta introdução, Deus já está falando e nos revelando a maneira que irá tratar conosco, nos limpando por dentro e por fora.

Naamã, era um grande homem, muito conceituado, chamado de herói guerra pelas pessoas. As vezes conhecemos alguém que tenha aparência heróica e o intitulamos como herói. A guerra que Naamã ganhou, na verdade, teve a influência direta de Deus, pois O Senhor foi quem lhe deu a vitória, apenas usando Naamã como um canal para o povo. Dessa forma, começamos a 'tirar' o brilho do heroísmo de Naamã. Hoje em dia vimos pessoas na mesma situação, que buscam a glória de Deus para si mesmo, mas escute, se nós somos alguma coisa é por causa da misericórdia Dele em nossa vida, pois é Ele quem vence as nossas guerras.

Este homem que nos referimos, tinha um 'porém' na sua vida, mas Deus o conhecia por dentro e por fora. O texto diz que ele era grande, conceituado e tido como herói, mas a capa que ele usava escondia uma realidade que ele não poderia fugir, por isso, Deus queria cura-lo por dentro e por fora.

Vimos uma menina que foi criada sem ouvir seus pais falarem mal dos obreiros ou dos profetas e, por isso, ela disse que seu senhor fosse até a casa do profeta. Muitas vezes o desejo de se tornar um obreiro já saiu do coração de nossos adolescentes, de tanto ouvirem os pais falarem mal dos obreiros. Os pais e mães que estão aqui podem dar glória a Deus? Deus quer nos curar hoje por dentro e por fora, fazer a obra completa em nossa vida. Quando o testemunha daquela menina chega aos ouvidos de Naamã, uma série de erros começam a suceder. No versículo 5, vimos ele cometendo o primeiro erro. Achava que o dinheiro poderia comprar tudo, inclusive a sua cura. Tem pessoas que acham isso hoje, pensando que o seu dízimo ou as suas ofertas volumosas podem comprar coisas no ministério. O púlpito não é um banco de negócios! Se você quiser dar glória a Deus não tem problema, pois eu vou dizer tudo aquilo que Deus encaixou no meu coração esta noite. Há pessoas que estão bonitas pelo lado de fora, mas por dentro estão cheias de lepra. O segundo erro cometido por Naamã foi o fato de ter recebido o testemunho da menina de maneira que procurasse o homem de Deus, mas Naamã procurou o homem errado. O problema dele seria resolvido apenas através do profeta, pois era uma questão espiritual. O terceiro erro de Naamã foi o de pensar que as coisas no universo de Deus se resolve por intermédio humano. Nós não controlamos as decisões de Deus, precisamos estar debaixo da vontade Dele. Deus não leva em consideração os seus atos heróicos, Ele considera as atitudes humildes. O quarto erro de Naamão, foi o de pensar que seria reverenciado por causa da sua posição, mas o profeta não se vendeu, nem deu bola para ele. 'Diga a ele que se ele estiver com muita necessidade e disposto a sepultar o seu orgulho e a sua arrogância, que ele mergulhe sete vezes no rio Jordão se quiser ser curado da sua lepra, por dentro e por fora', disse o profeta.

Veja o que os servos de Naamã lhe disseram: 'Se o profeta tivesse lhe pedido alguma coisa difícil, por acaso o senhor não teria feito? Mas ele só pediu para você mergulhar no rio'. Veja que simplicidade! O fato, na verdade, é que para ele descer e mergulhar no rio Jordão, ele precisaria mostrar a sua lepra, ficaria exposta e sentiria vergonha, por isso se indignou contra o profeta. Puro orgulho! Ele precisava mostrar o que havia por debaixo de sua capa, deveria se expôr para ser curado. Não te assustes se Deus começar a expôr algumas coisas que estão escondidas por debaixo de capas bonitas que nós vemos aqui nesta noite. Deus não queria curar apenas a sua lepra. Isso é cafezinho, 'fichinha' para O Senhor. Quando você olha para o versículo 17, você vai perceber como Deus transformou completamente aquele homem. Podemos definir a cura da lepra como 'brinde'. No capítulo 17 de segundo Reis, versículo 5, ele confessa com a sua boca com muita satisfação: 'Nunca mais oferecerei sacrifícios a outros deuses que não seja O Senhor'. Eu não sei os meios pelos quais Deus vai burilar a nossa natureza, mas Ele está interessado em curar-nos por fora e por dentro também."

Resumo da Mensagem Pregada Pelo

Pastor Distrital Luiz Donizeti Florentino

Culto de Ceia Distrital

Congragação do João Costa

Distrito XXIII

4 comentários:

  1. Que possamos realmente ser curado pelo Senhor Jesus, não só no corpo, onde todos percebem, mas principalmente na nossa alma. Assim como a corsa suspira pela corrente das aguas, assim suspira a minha alma por Tí, Hó grande DEUS. ALELUIA.

    ResponderExcluir
  2. Assim como a corsa suspira pelas correntes das aguas tranquilas, assim suspira a minha alma por Tí, Hó grande DEUS.Que possamos realmente ser curados pelo Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Presbítero Sandro Gonçalves,

    Que alegria ver você por aqui! Seja sempre bem-vindo em nosso blog, seus comentários enriquecem o conteúdo aqui apresentado. Muito agradável ver as considerações de meu segundo dirigente de congregação.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Você Poderá Gostar Também de: