"Na vida cristã, se você quiser permanecer em pé, você precisa viver de joelhos"
Saule Luiz Pinheiro Goedert

Introdução às cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor - Parte II

As cinco linguagens do amor - Parte III

As cinco linguagens do amor - Parte IV e V

Deus sempre está interessado na restauração do seu povo

Despedida do João Costa

Participação no Louvor no Congresso de Adolescentes na Congregação Vale da Bênção em Jonville - SC

Textos por Pb. Saule Luiz Pinheiro Goedert

1 de jul. de 2011

PASTOR LUIZ DONIZETI FLORENTINO - DAVI DIANTE DA ARCA DO SENHOR, MICAL DIANTE DA JANELA

Neste último culto de Edificação Cristã, no dia 28 de junho de 2011, ouvimos o Evangelista Carlos com uma palavra, referindo-se ao patriarca Abraão e especialmente na aplicação de sua fé quanto as promessas que Deus lhe havia feito. Logo após, passamos a ouvir o Pastor Luiz Donizete Florentino com a mensagem final, tendo como texto base II Samuel 6. 11 - 23 que diz: " 11 - E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa. 12 - Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria. 13 - E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados. 14 - E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. 15 - Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas. 16 - E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração. 17 - E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR. 18 - E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos. 19 - E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa, 20 - E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios. 21 - Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado. 22 - E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado. 23 - E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte." Em seguida acompanharemos um resumo desta mensagem, onde o Pastor inicia sua fala dizendo:

"Gostaria que os irmãos fixassem uma ideia e repetissem comigo uma frase: 'Davi diante da arca do Senhor, Mical estava na janela'. Enquanto um estava diante da arca o outro estava diante da janela. Gostaria que os irmãos compreendessem das bençãos de se estar em um lugar, que é diante da presença do Senhor, contra o de se estar diante da janela que apenas gera prejuízo. A arca era um símbolo da presença do Senhor para o povo. A Bíblia diz que Obede-Edon recebe a arca do Senhor na sua casa durante o período de três meses e, Deus abençoa grandemente a sua casa. Não negocie e não troque a presença de Deus na sua casa por nada!

Porque é que este texto está construído desta forma? Porque aconteceu um acidente no transporte da arca, pois Uzá morreu ao tocar na arca. Isso trouxe muita preocupação ao povo de Israel e de certa forma eles desprezaram a arca de Deus.

Que lugar você prefere? Quem é que não gosta de uma janela para visualizar o pôr do sol numa tarde de verão ou mesmo desfrutar de uma bela paisagem? A Bíblia diz que quando Davi consegue recuperar a arca, ele vai sacrificando ao Senhor e se envolvendo com a presença de Deus de uma forma tão intensa que ele foi pulando, saltando e dançando diante da arca. Ele quebrou o protocolo, deixou a etiqueta de lado. Sua alegria era muito grande, pois ele sabia o significado de a arca retornar para o povo de Israel. Quando Davi estava chegando na cidade, com todo aquele festejo, todo aquele barulho, quem é que encontramos diante da janela? Janela é lugar de observador e não de adorador! Quem fica na janela é o tipo de pessoa que observa se o pregador vai errar alguma expressão na sua palavra. Janela é lugar de quem não adora! Lugar de adorador é perto, é no meio do povo. Janela é lugar de gente desocupada, que não tem o que fazer. Será que a desocupada da Mical não tinha louça para lavar ou roupa para passar, ao invés de estar especulando na janela? Vamos dar uma 'enfeitadinha' aqui. Quem está na janela, é porque quer saber de tudo, mas não quer compromisso com nada. Prefere ficar na platéia assistindo. Agora segure-se no banco! Quem está na janela, o máximo que ele consegue, é ver o que os outros estão sentindo. Que lugar que você está? Você está no lugar do adorador ou do desocupado? Quem está na presença do Senhor não se preocupa se vai soar a camisa ou se o nó da gravata vai parar atrás da nuca. Davi não estava preocupado, ele queria extravasar. A sua alegria foi tão grande que ele se esqueceu da etiqueta de Rei e se tornou um genuíno adorador. Quem permanece na janela só perde tempo e leva prejuízo. Quem está diante da arca, recebe poder, força e graça pra vencer. Quem está na janela, tem o hábito de criticar o adorador. Você é um genuíno adorador que celebra ou você tem sido um crítico de carteirinha? Se você estiver diante da arca, serás alcançado mais rápido.

Quero fazer três considerações finais. A primeira está no versículo 18 que diz: 'E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.' O povo foi abençoado. A segunda, no versículo 20 que diz: 'E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.' Sua casa será uma casa de benção! E a terceira e última consideração, está no versículo 21, que diz: 'Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado.' O próprio Davi é abençoado por Deus.

Que lugar você está? Você está diante da arca ou está apenas assistindo tudo pela janela? No versículo 16, encotramos: 'E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.' Significa que quem fica na janela, só consegue sentir desprezo pelos outros. Agora quem está diante da presença do Senhor, o sentimento é de júbilo e de alegria. No versículo 22, vimos que quem prefere a presença do Senhor é honrado, apesar do desprezo. Agora, aquele que ficar na janela será humilhado. A Bíblia diz que até o dia da sua morte, Mical jamais teve filhos. Isso significava um dos maiores sinônimos de maldição e humilhação na vida de qualquer mulher naquela época. Se você gosta de estar na janela, peça para o irmão Menezes pregar a janela para você e enche-la de tábuas, pois lugar de crente salvo não é na janela, é se alegrando na presença do Senhor."

Resumo da Mensagem Pregada Pelo

Pastor Luiz Donizeti Florentino

Culto de Edificação Cristã

Congregação do João Costa

Distrito XXIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você Poderá Gostar Também de: