"Na vida cristã, se você quiser permanecer em pé, você precisa viver de joelhos"
Saule Luiz Pinheiro Goedert

Introdução às cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor - Parte II

As cinco linguagens do amor - Parte III

As cinco linguagens do amor - Parte IV e V

Deus sempre está interessado na restauração do seu povo

Despedida do João Costa

Participação no Louvor no Congresso de Adolescentes na Congregação Vale da Bênção em Jonville - SC

Textos por Pb. Saule Luiz Pinheiro Goedert

14 de jun. de 2011

O QUE FOMOS NO PASSADO, O QUE SOMOS HOJE E O QUE SEREMOS NO FUTURO?

No dia 13 de Junho de 2011, tivemos o privilégio de prestigiar a abertura de comemoração ao centenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, na sede de Joinville, Santa Catarina। Para iniciar este evento, foi convidado o Pastor Arcelino Victor de Melo, que fundamentou sua mensagem no texto de Atos dos Apóstolos 1. 14. Em seguida veremos breve resumo de seu discurso.

“Estamos aqui para falar um pouco sobre o centenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil e, para isso, quero propor um tema a minha mensagem: ‘O que fomos no passado, o que somos hoje e o que seremos no futuro?’. Aquele que fundou a igreja a edificou e disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. O inimigo não terá condições de destruir a igreja por que a igreja é guardada e protegida pelo Senhor. Atos 2, nos fala sobre uma igreja que está reunida dentro do cenáculo, orando em torno de 120 pessoas, mesmo que na época haviam mais de 500 pessoas convertidas. A descida e o derramamento do Espírito Santo, causou um impacto muito grande naquela cidade. A igreja nascia poderosamente naquele cenário. Pedro dizia as pessoas que assistiam tudo aquilo, que não estavam embriagados, mas estavam cheios do poder de Deus. Isso foi um movimento poderoso que abalou o mundo da época. Ele conseguiram encher Jerusalém daquela doutrina, a doutrina do Espírito Santo. Em Atos 27. 6 vimos o seguinte: E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;’. Abalaram o mundo! Sem carro ou avião, sem telefone e internet, mas eles tinham o poder de Deus na vida deles, o poder do Espírito Santo. A mensagem daqueles homens pregavam causava o que está escrito em Atos 8. 8 nos diz: E havia grande alegria naquela cidade’. A manifestação do poder de Deus foi tão grande que esta alegria ficou registrada na Bíblia Sagrada। O que éramos no passado? Temos a resposta nas Escrituras.

O que somos hoje? Temos que permanecer, não podemos mudar! Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1910, acharam Pará no mapa e vieram para cá, pregando a palavra de Deus na Igreja Batista, mas por causa das manifestações do Espírito Santo eles foram expulsos desta igreja, dispensados. Em 2011 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, completa 100 anos de existência, por causa da vida destes dois homens. E nós ainda mantemos acesa a chama do Espírito Santo em nosso coração. Neste púlpito nós já ouvimos muitos intelectuais pregarem a palavra de Deus, bem como estudiosos e pessoas cultas, mas também já ouvimos homens simples e de pouco estudo pregarem aqui, dizendo que Jesus salva, cura e liberta e Deus manifestou o seu poder, porque esta é a mensagem que Cristo nos mandou levar. A Igreja não precisa de inovações mas sim de renovação espiritual! Aonde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus। Nós não precisamos copiar o modelo lá de fora, devemos pregar a palavra de Deus como ela é e Jesus continuará curando.

Atos 10. 34-44 diz: ‘34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; 35 Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. 36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos); 37 Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou; 38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. 39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. 40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, 41Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.42 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. 44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra’. O que estamos sendo? A mesma palavra esta sendo pregada, a mensagem que Pedro pregou, Daniel Berg, Gunnar Vingren। Vamos continuar pregando contra o pecado। Nós não temos que temer as leis humanas. Não temos nada contra os homossexuais, precisamos ama-los e pregarmos a mensagem de arrependimento para perdão dos pecados, pois se continuarem levando uma vida dessa maneira, acabarão no inferno.

Mas o que mais nos preocupa, é o que seremos amanhã, com as gerações que virão! Na travessia do Mar Vermelho, a orientação que Deus deu era a de que houvesse um culto em lembrança da maneira com que Deus havia manifestado o seu grande poder contra o Egito, Faraó e o seu exército, para que as gerações futuras nunca se esquecessem do livramento que Deus lhes havia concedido. Em Salmos 71. 17-18 diz: ‘Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas। Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros’. Deus realizou grandes obras no meio do seu povo! Quando o Rei Saul chamou Davi e disse que ele não tinha experiência, Davi testemunhou do que Deus havia feito na sua vida e da maneira com que Deus lhe entregou em suas mãos o leão e o urso e como ele os matou com as suas próprias mãos. Experiência com Deus, é isso que eu quero dizer! Preciso anunciar para esta geração que é intelectual, do poder de Deus e da força de Deus. Quando o povo de Israel atravessou o rio Jordão, Josué os orientou para que tirassem pedras de dentro do rio e as trouxessem para a beira, para que ali eles as amontoassem e se fizesse um monumento em lembrança de que Deus os havia feito passar por dentro do rio e da manifestação do seu poder. Isso faria com que as gerações futuras olhassem para aquilo, sabendo da obra maravilhosa que Deus realizou.

Nossa preocupação deve ser a de passar em frente, aquilo que Deus tem nos ensinado e eles (as gerações futuras), vão ficando na Assembléia de Deus. Davi disse: ‘Ajuda-me Deus’. Talvez você se preocupe com os filhos e tudo mais, mas não te preocupe, mas abra a sua Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos 2 e vc verá Deus dizendo que nos últimos dias, derramaria do seu Espírito sobre toda carne. É preciso que acreditemos nas promessas de Deus.


Resumo da Mensagem pregada pelo


Pastor Presidente da Convenção da


Igreja Evangélica Assembléia de Deus do


Estado de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná


Congregação Sede de Joinville


Distrito I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você Poderá Gostar Também de: