![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWgeqv1Ho8v9PqH_gZX1F05Ixz9fclQXTekwZ2x8oDjTBacmJBtjDcZW-MzmZfOGLlWtYtwXFjYnkYiysAYUYDrwMdVm3pYgGlgGk9sOYRGQozl6nnONstF0EkM24FK21CFgHuh2GcaM_U/s320/2733602369_b9da640d0d.jpg)
Graça e misericórdia andam de mãos dadas e a nossa salvação está fundamentada sobre estes dois pilares. Em Efésios 2. 3 – 5 diz: “3) Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4) Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5) Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),”. Isto é base de sustentação do plano da salvação de Deus para nossa vida. Deus não é apenas aquele que deu início a misericórdia, mas Ele é rico em misericórdia.
Vamos separar uma da outra, para entendermos melhor. Misericórida é, não receber aquilo que merecemos. Você já pensou no que você merecia? A misericórdia de Deus desviou a sentença que estava sobre nós, pois foi cravejada na cruz. Graça, é receber aquilo que nós não merecemos. Estamos aqui hoje, porque nós fomos justificados na cruz. Eu não mereço estar aqui, mas a graça de Deus me ofereceu isso. Do ponto de vista teológico, a misericórdia tem um significado de não aplicar a punição de que merecíamos. Quando nós pecamos, muitas vezes, Deus aplica sua misericórdia e não nos dá exatamente a punição de que merecemos. Só podemos dar aquilo que temos! Se você é misericordioso, você verá a lei da semeadura. Tem uma coisa que precisamos entender, graça e misericórdia andam juntas, mas também não podem se separar da justiça. A justiça será aplicada sem misericórdia para aqueles que não usam de misericórida. Quando a gente erra, o que nós pedimos imediatamente a Deus? Dizemos, misericórdia de mim que sou um pecador! É a primeira palavra que vem, misericórdia. E quando o outro erra, o que vem na sua mente? Será que não haverá justiça? Será que o Pastor não está vendo? Você já pensou, se você fosse objeto da justiça de Deus, sem que Ele usasse de sua misericórdia? Quando são os outros, pedimos justiça. Quando somos nós, misericórdia Deus. Quanto mais amor de Deus tivermos em nosso coração, mais misericórdia teremos. É algo tão difícil de se encontrar na natureza do homem! Em Romanos 12. 8 vimos: “Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”. A misericórdia foi tratado pelo Apóstolo Paulo como um dom. Ninguém nasce com misericórdia e você pode ver isso numa criança. Ela sempre defende o que é seu, seja com biliscão, arranhões, etc. A misericórdia não é uma coisa que compramos, ela vem de Deus como um dom. Eu não mereço, é bondade de Deus. Devemos exercitar este dom com alegria, mesmo sabendo que a pessoa precisa, mas não merece, pois o diabo, que é o maior acusador, vai se responsabilizar de lembrar você disso. Não aplique a misericórdia por imposição, exerça-a com alegria. Aquele que plantar misericórdia, colherá misericórdia.
Resumo da mensagem pregada pelo
Pastor Luiz Donizetti Floriano
Congregação do João Costa
Distrito XXIII
Nenhum comentário:
Postar um comentário